sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Mundo espiritual

Saber como e onde é o mundo espiritual e o que podemos ou não fazer lá são dúvidas que muitos possuem, inclusive os adultos.

E se esse fosse o seu tema de estudo na evangelização, o que você faria?


Primeiramente estudar. Não temos como falar sobre um assunto se mal sabemos sobre ele. 
Precisamos ler "O céu e o inferno", uma das obras básicas, pois é o 1º estudo aprofundado sobre o mundo espiritual.
Existem diversos livros na literatura espírita que descrevem o mundo espiritual, as  diversas colônias existentes, inclusive as que estão localizadas no Brasil, como é a vida nessas colônias e no umbral. Somente para começar o estudo é interessante dizer que a maioria das obras de André Luiz, como Nosso Lar, os mensageiros e os missionários, por exemplo, retratam a vida no mundo espiritual, Mas há outros autores, além das obras da codificação, em que podemos encontrar vários depoimentos de como se vive 'do lado de lá'. Podemos citar os livros "Violetas na Janela", "Vivendo no mundo dos espíritos"; Memórias de um suicida; por exemplo.

O que rege a formação das colônias espirituais é a lei de afinidade.

Links para estudo:


Aula para crianças de 5 e 6 anos
 (Não findaremos o assunto numa só aula, essa é introdutória.

  • Tema: Colônias espirituais
1º momento – Guiar as crianças em meditação como se estivéssemos indo à cidade espiritual. A colônia espiritual escolhida foi " Raios do Amanhecer". 
Colocar uma música bem tranquila e deixá-los à vontade para sentarem ou deitarem no chão, na posição que mais os deixar relaxados. Dizer que estamos tranquilizando nosso coração para seguirmos nossos amiguinhos espirituais que nos acompanharão até uma cidade espiritual. Estamos vendo as nuvens e nos distanciando devagar da casa espírita para chegar a um portal lindo e brilhante. Entramos por esse portal e observar tudo à nossa volta... o que tem ali na frente... muitas árvores, muitas flores...Percebam quem está sentado nos jardins... (e continuar sugerindo o que existe nessa colônia e quem está lá - Pesquisar um pouco antes sobre ela)

2º momento – Falar um pouco sobre a colônia e de quem mora lá.

3º momento – Onde fica essa colônia? Mostrar no data show: mapa do Brasil e do mundo.

4º momento – Dizer que aqui pertinho de nós (ES) também temos colônias  espirituais: Colônia da Praia e Colônia do Moscoso.
Onde ficam?

5º momento – Vamos construir nossa colônia aqui em sala?
Vamos desenhar a escola, o berçário, os jardins e os brinquedos que existem lá pra podermos nos sentir dentro dessa colônia.

Material: papel cenário branco, tinta, pincéis, aventais.


Aula 2 – Mundo espiritual
1º momento – prece
2º momento – lembrar o que falamos semana passada. Sentar nas cadeiras.
Falar sobre onde se localiza a colônia raios do amanhecer e se eles lembram que já estudamos que existem vários mundos habitados no nosso universo.
3º momento- Pedir a uma pessoa pra sair da sala.
Pedir que as crianças tentem adivinhar o que ela está fazendo: assim como não podemos ver através da parede que é um obstáculo, também temos nossa visão limitada para descobrir vida em outros planetas; aqui foi a matéria da porta que não nos deixou enxergar, em outros planetas também lidamos com a matéria diferente dos corpos dos habitantes daquele planeta e das colônias espirituais.
4º momento – continuar fazendo a cidade espiritual
5o momento - Inserir a ideia do transporte/locomoção.  Como fazem pra se locomover lá dentro e de lá para outros lugares. Levar um skate para movimentar as crianças como se estivessem flutuando. 


Aula 3 – Construindo o mundo espiritual

1º momento – prece
2º momento – Pegar revistas pra eles acharem residências e escolas. Recortar e colar num cartaz.
3º momento – Perguntar como eles acham que foi construída aquela casa.
Ouvir.
4º momento – Dizer que, como estamos encarnados, os homens tiveram de construir com as mãos e máquinas. Mas no plano espiritual, existe uma coisa chamada ‘pensamento’ que nos ajuda a construir ambientes e coisas de que precisamos.
5º momento – Mostrar na tela do PC a cena que o espírito coloca a mão no muro de nosso lar e ele se abre. Falar de nossas vibrações, nossos pensamentos. Que nenhum outro espírito conseguiria entrar ali mesmo se quisesse por ser de vibração diferente de todos na cidade. Assim também na nossa casa, na casa espírita.
6º Mostrar frutas e pedir que eles façam também frutas de massinha pra gente comparar. Qual tem o melhor sabor? Assim também as coisas feitas no plano espiritual e as coisas daqui. Aqui é uma cópia imperfeita de lá... então é como se a maçã de verdade fosse de lá e a maçã de massinha daqui da terra.
7º momento – Continuar construindo nossa cidade espiritual.

Músicas:

Do lado de lá (Cacá Rezende - DF)
Do lado de lá (Evangelizar é amar - RS)

Vídeos:



Amigos, 
se vocês têm mais ideias de aulas, sugestões de vídeos e músicas, ajudem-nos colocando-os nos comentários ou em nossa página no facebook. Colaborem com outros irmãos evangelizadores. Estaremos assim ampliando nossa rede de conhecimento e de cooperação com a tarefa.
Grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário