sexta-feira, 24 de junho de 2016

Importância da música na evangelização



Sabemos nós, espíritas, que somos espíritos milenares, e trazemos conosco, provindos de diversas encarnações, conhecimentos e tendências, que nos levam a ser quem somos. Diante dessa informação, entendemos que somos ouvintes de música de muitas outras encarnações. 
Eu, como evangelizador, escuto muito:
- “Como vou usar música na evangelização se eu não toco nada? 
Nem pedrinha na água eu sei tocar direito! 
Não consigo bater o pé e cantar junto que perco o ritmo!”

Sim eu entendo! Mas como ouvinte de muitas encarnações, sabemos que este recurso está ligado diretamente à nossa área do sentimento, pois qual é a pessoa que não se emociona ao ouvir uma música que, por algum motivo, lhe toca o coração?
Pois é... Mas hoje temos recursos que não nos deixam fracassar nesta empreitada. Cada ciclo, por exemplo, necessita de um tipo de atividade: as crianças aprendem com atividade adequada ao seu nível de desenvolvimento.


 Bebês
Começamos pelos pequenos, ainda nos bebês, acompanhados pelos pais. Usaremos recursos simples como uma música de relaxamento, para que estes venham a ter uma conexão com os pais. Estes devem usar o afeto, transferindo para os bebês todo seu amor; usar frases de amor, deixando os pequenos envolvidos nesta segurança que os pais devem transmitir para seus filhos.  
Podemos usar músicas infantis, que contenham brincadeiras, em que se possa interagir de forma sutil, despertando a atenção dos pequenos, percebendo seu olhar, pequenos gestos, sorrisos.

Nos ciclos de infância, temos os recursos mais amplos que nos bebês.
- Podemos:
·        Usar músicas infantis com coreografia;
·        Usar o conteúdo das letras para ensinar as crianças;
·        Usar ilustrações com o tema da letra da música tocada em aula;
·        Criar fantoches com os personagens das músicas;
·       Criar instrumentos de sucata ou usar instrumentos infantis para tocar juntos com a música. Mesmo que seja uma bagunça será divertido;
·        Incentivá-los a criar suas próprias musiquinhas, como toda criança gosta de fazer.

Na juventude:
-Trabalhar as aulas de evangelização ouvindo música em um volume agradável, que não atrapalhe a aula;
-Trabalhar o teor da letra desta música fazendo uma conexão com os ensinamentos do evangelho;
   Exemplo: Usamos as letras na oficina de música para discutir os ensinamentos.
- Estimular os Jovens a tocarem instrumentos;
- Criar uma oficina de música;
- Estimular os jovens a comporem letras para cantar na evangelização.

-Estimular os jovens a tocarem no período inicial da evangelização. 
Deve-se usar este trabalho dos jovens como:
·        Recepção inicial das aulas de evangelização;
·        Integração dos trabalhadores com os pais e evangelizandos;
·        Harmonização para iniciar o trabalho de evangelização.
        
A evangelização é um processo de desenvolvimento do ser humano, que visa o desabrochar dos conhecimentos adormecidos na criança, que é espírito milenar. E a música nos traz recursos intermináveis, que levam nossa criatividade a desenvolver essas potencialidades do espírito.
“ O som audível causa em nós efeitos físicos evidentes e perceptíveis e mais outros tantos efeitos sensíveis ou insuspeitáveis. Ao mesmo tempo, sons inaudíveis atuam na natureza à revelia de nossa razão, de modo orgânico, harmônico, evolutivo. Para cada informação sonora que possamos perceber há pelo menos nove outras atravessando nossos átomos, tecidos e ideias, das quais nem tomamos conhecimento.” (Antônio da Rosa Maestro, 2003.)
A música vai muito além do que possamos ouvir ou sentir, mas isso é assunto pra outra hora!
                                       Cilon Júnior

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