sábado, 2 de fevereiro de 2019

Meio Ambiente - Atividades para todas as idades



Já trabalhamos algumas ideias sobre meio ambiente e natureza numa postagem anterior, mas esse assunto é mais do que necessário nos dias de hoje e também é bom lembrar que nossa criatividade é ilimitada e podemos sempre contribuir mais com a evangelização! Vamos relembrar que... se cada um fizer um pouquinho poderemos melhorar nosso meio ambiente e ter um mundo de regeneração com almas conscientes da importância dos pequenos gestos.




Atividade 1:

A proposta (palestra de conscientização sobre o meio ambiente) é iniciar esta atividade com um bate papo, durante a apresentação das imagens do vídeo com as crianças, jovens e pais. 
Questões como o desperdício da água em atividades como escovar os dentes, banho, lavar a louça ou limpar o carro, descarte consciente do lixo, tempo de degradação de cada lixo no meio ambiente e a reciclagem do lixo serão abordadas.
Vídeo:


Palestra


Atividade 2:

Painel Ecológico:
Evangelizandos, pais e evangelizadores colocaram o que cada um pode contribuir para melhorar nosso Planeta Terra através de desenhos ou frases.


















- Você pode fazer atividades específicas dividindo as crianças em grupos. E , para manter o clima, as portas das salas podem estar enfeitadas com elementos que lembrem a natureza. 

Veja abaixo um exemplo de sala:

Atividade  3:

1) Contar a história do Juca, o cavalo marinho. Após a contação cada um pode receber um cavalo marinho para colorir. Depois de pronto ele é colocado no aquário, que nada mais é uma caixa de papelão forrada com papel com motivos de fundo do mar. 

 




Aquário de papel


-  Pode-se ensinar a música "A dança da natureza", do grupo Evangelizar é amar - Cd 2... e depois passar o vídeo.







Dinâmica:


Um jogo sobre descarte de material.


Várias figuras na parede retratando os diversos tipos de resíduos.
 Pedir que eles tragam de casa algumas figuras de coisas que, depois de usadas, serão descartadas no lixo(?). Os evangelizadores trarão de casa objetos e figuras de objetos que seriam descartados e os colarão nas paredes para ajudar na realização do jogo.
Recepcionar as crianças dizendo que vamos brincar de aprender. 
Primeiro falar sobre as cores das lixeiras para os diversos tipos de resíduos 

 Mostrar figuras das lixeiras no Datashow.
Enfeitar latinhas como se fossem lixeiras (símbolo na frente) - Cada uma numa cor diferente (plástico, metal, papel, vidro, orgânico – vermelho, amarelo, azul, verde e marrom, respectivamente).
Assim que acabar a história, perguntar se gostaram.
Existem várias listras no chão feitas com durex colorido, como se fossem barreiras para não ultrapassarem.
Pedir que se enfileirem lateralmente atrás da última faixa de durex e que observem o datashow ( se não for possível, fazer cartões de várias cores). Ali vai aparecer uma cor e elas, depois de dado o sinal, devem ir até a parede e buscar uma figura ou material para descartar na lixeira daquela cor e voltam pra linha. Cada uma mostra seu objeto e segue até a lixeirinha para descartá-la, depois voltam e se colocam na faixa da frente.
Quem não conseguiu descartar o material deve ficar com ele pra descartar quando possível. (Quando não conseguimos descartar um material jogamos na rua? Não. Seguramos e descartamos no local adequado)

Fazer isso mais duas vezes. Quem chegar primeiro deverá voltar e ajudar os outros a descartar todas as figuras nos locais corretos.




Outras músicas sobre natureza/meio ambiente:

A Obra do Criador - Evangelizar é amar - cd 1
Bicho-Homem - Cd Pirlimpimpim - Júnior Vidal
Os animais vou proteger - Evangelizar é amar - Cd 2
Árvore feliz - Evangelizar é amar - Cd 2
O Cavalinho - Evangelizar é amar - cd Sou criança


Vídeos de músicas espíritas sobre animais e meio ambiente:


A dança da Natureza
- Árvore feliz:
- O cavalinho
- Os animais vou proteger
- Deus
https://www.youtube.com/watch?v=vaWdMXZ2a0Y


Vídeos para reflexão :






Você conhece outras dinâmicas para trabalhar o meio ambiente?
Tem muitas atividades que nós não conhecemos?
Manda pra cá! Compartilhar o que fizemos e deu super certo pode ajudar muitas pessoas na tarefa maravilhosa que é evangelizar!
Super abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário