terça-feira, 12 de setembro de 2017

Corpo e Espírito



Quantas vezes já repetimos pra nós mesmos que o "essencial é invisível aos olhos", frase escrita num livro infantojuvenil por Saint Exupery. 
É verdade: o essencial é o nosso espírito, aquilo que somos, que carrega toda a nossa experiência e amores/desamores de todas as vidas. Porém, se equivocam aqueles (e me incluo nessa!) que dão valor demais ao espírito e se esquecem de cuidar do corpo. Medicina, saúde e exercícios são importantes. Na medida certa, é claro... como qualquer outra coisa. 
Pensando assim, resolvemos fazer um apanhado de ideias pras aulas sobre corpo e espírito.

Para estudo:
- Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XVII, número 11 - Cuidar do corpo e do espírito.
- O Livro dos espíritos: pergunta 134 até 146.

- Vídeo para estudo:

União da alma e do corpo (parte 1 - Perguntas 344 a 351 - LE)
https://www.youtube.com/watch?v=cC6V_5fWYZg

- União da alma e do corpo (parte 2 - Perguntas 351 a 360 - LE)
https://www.youtube.com/watch?v=9phsKXS4xtA

- "Saúde do corpo e do espírito:
 https://www.youtube.com/watch?v=WPLwP934rHY

- "A ação do pensamento como vetor de saúde e doença": 
https://www.youtube.com/watch?v=9lVwn9o6QPw 

- "Fora do corpo"
https://www.youtube.com/watch?v=gMKVIUGV1sE


Aula 1 – Infância:
- Em duplas, uma criança pega uma cartolina, a coloca no chão e se deita sobre ela. A outra vai  contornando o seu corpo com um giz de cera, para que o contorno fique gravado na cartolina. Depois a situação se inverte numa outra cartolina.
- Cada uma de posse do seu contorno escreve no espaço dentro dele as qualidades que possui e o que gostaria de deixar marcado no seu perispírito, para isso deve pensar um pouco com base em algumas frases (e figuras para os menores) coladas na parede, tais como: gosto de ler, recorro à prece sempre que me sinto mal ou feliz, sou sensível, inteligente, gentil, paciente, impaciente (o evangelizador pode pensar em diversos tipos de frases que façam as crianças pensarem)...
- Depois pedir que elas desenhem o contorno da roupa no seu desenho.
- Fazer algumas perguntas como:
- vestimos o nosso corpo ou o nosso espírito?
- Com o que vestimos nosso espírito?
- Como podemos cuidar do nosso corpo?
- como podemos cuidar do nosso espírito?
- Após essa conversa, trabalhar com hábitos de saúde mental e corporal.

- AULA 2 (Infância - 5 a 7 anos)
Objetivo:
Compreender que somos espíritos com características únicas nessa encarnação e que o nosso corpo é mantido pelo espírito que possui inteligência e sentimentos.
 Eu sou espírito
·         O espírito – quem somos?
·         Espírito, corpo

1.     Sentar as crianças no chão em círculo, colocar uma música baixinha e pedir que fechem os olhos.
2.    Colocar as mãos onde eu for falando: cabeça, olhos, boca, nariz, ombros, barriga, pernas e pés. Esse é você agora. Como vc é? (não falar)
3.    Passar com o espelho na frente de cada um, mas eles vão continuar de olhos fechados e quando eu tocar no ombro abrir os olhos e não falar nada.
Assim segue com todos.
4.    “O que vcs sentiram quando tocaram o corpo de vocês?”
5.    E quando mostrei o espelho?
6.    Esse ser que se sente vivo, fica feliz, triste, chateado, amoroso é o espírito, e ao se ver no espelho, vcs viram o corpo de vocês nessa encarnação.
7.    Dar uma bola de soprar a cada um. Conseguimos brincar com ela assim, vazia?
8.    Vamos encher? O ar que está dentro é como se fosse o espírito. Quando o balão explode, o ar está livre e volta a ser o que era e a matéria se decompõe. Se enchermos demais o que acontece? Se enchermos de menos?
O que dá vida ao corpo é o Espírito que é imortal. Quando morremos, isto é, desencarnamos, o nosso Espírito continua vivo. O que levamos com a morte do corpo físico são nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Não levamos, porém, os bens materiais.
9.    Colocar a música “ Eu sou espírito” e cantar com elas.
  10. Materiais a serem usados: caixa de som, espelho, bola de soprar. 


AULA 3:
1 - Prece
2 – Criar um personagem com massinha de modelar.
Conversar com eles sobre como eles acham que Deus nos criou. Será que ele usou massinha como essa? A massinha que ele usou se chama Fluido Cósmico universal e criou a todos nós da mesma forma : simples e ignorantes. Somos todos diferentes, mas partimos do mesmo material. Uns começaram a evoluir mais rapidamente que outros. Se criou todos iguais , por que somos diferentes?( Ver as ideias deles.)
3  Existem diversos tipos de espíritos , de acordo com seu progresso.
(ver fotos dos vários tipos de espíritos que aparecem do filme nosso lar)
4 Fazer uma entrevista com as gêmeas(se tiver algum em sala. Se não, mostrar uma foto de gêmeas e perguntar se eles acham que elas são totalmente iguais em tudo o que fazem) .
Cada um pergunta a elas o que quiser.
No final chegar à conclusão de que cada uma é diferente, mesmo parecendo iguais e nascendo ao mesmo tempo.
5 Jogar UNO. Explicar as regras a eles e ver como se desenrola o jogo. No início é mais difícil, a gente erra mais, pede mais ajuda, mas depois vai ficando mais fácil jogar e acertar – assim é a nossa evolução. Explicar que cada um de nós vai evoluindo devagar, uns mais que outros e chegam à perfeição em tempos diferentes.
7  tentar a brincadeira do papel que desdobra na água – cada um abre a seu tempo.


 - Dinâmica:
Trabalhar com Yoga com as crianças faz com que elas descubram todo o seu potencial e tenham consciência do seu corpo e suas possibilidades. Ela pode aprender, entre outras coisas, a respirar, a se acalmar e a relaxar.



Músicas:
O carrinho - Evangelizar é amar - cd Sou criança
Vamos tomar banho - Evangelizar é amar - cd Evangelizar é amar 2
Morto Vivo - Evangelizar é amar - cd Sou criança
Autoconhecimento - Denis Soares - Cd Viajante do Universo


Vídeos infantis:
O carrinho:

Vamos tomar banho:
https://www.youtube.com/watch?v=0VlKsfIruN0&feature=em-uploademail

Corpo, perispírito e espírito:


Se você tem alguma sugestão de aula, dinâmica, vídeos ou músicas, conta pra gente! A gente vai olhar com muito carinho e adicionar à postagem, dando créditos a você, claro...
Abração!

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