segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Jesus

Jesus!
Nosso irmão e Mestre! Nosso exemplo do amor e do bem.
Temos tanto a falar sobre ele  e seus ensinamentos!

Sua vida foi uma semeadura do amor de Deus a nós, seus irmãos. 
Contar a vida de Jesus em detalhes, seria repetir tudo aquilo que aprendemos nas aulas de evangelização, porém, faremos um resumo daquilo que ficou marcado em nosso coração.
Nasceu em Belém, numa Manjedoura, já nos ensinando que a humildade seria uma marca nas suas ações. Filho de maria e José, cresceu respeitando e amando seus pais. Aprendeu a profissão de carpinteiro, como José.
 Era sábio e não hesitava em falar das coisas de Deus. Respeitava a lei dos governantes da sua terra, mas sempre a de Deus em primeiro lugar. 
Chamou para perto de si pessoas humildes (pescadores, cobradores de impostos e pessoas do povo e de bom coração), para aprender as coisas de Deus e levar a todos cantos do nosso planeta. Era amado por eles e os amava imensamente. 
Curou feridas do corpo e da alma. Amparou o coração de todos os que se chegavam a ele. Abraçou criancinhas e nos ensinou que deveríamos ter o coração puro como elas. Contou histórias, nos ensinou coisas do céu e da terra, coisas que não entenderíamos naquela época, mas que iríamos aprendendo aos poucos...um pouco a cada vida.
É Governador do nosso Planeta e participou da sua criação, sempre nos amparando e nos guiando da melhor forma possível e de acordo com nosso livre arbítrio.
Jesus nos trouxe o amor. O amor a Deus e ao próximo. O amor sem limites. O perdão, por amor. A fé. A humildade. A caridade. 
E foi exemplo de cada uma dessas virtudes... 
E isso é só um pouquinho... um bocadinho da sua história aqui na terra. Porque há ainda muito mais a ser dito...


Reflexões

O período do Natal é um ótimo momento para avaliarmos nossas escolhas, os sentimentos e ações. Além disso, lembrarmos os ensinamentos do mestre e aplicarmos em nossa vida deveria ser uma prática habitual nessa época ( e sempre!), mas a mídia acaba nos bombardeando com presentes, figura do Papai Noel, enfeites natalinos e...????
Sim, e nada. Nada mais. O vazio interior continua. As pessoas continuam comprando muitos e muitos presentes e se preocupando com o superficial.
Então, vamos parar pra pensar? 
Está na hora de nos lembrarmos do aniversariante do mês, de identificarmos em seus ensinamentos o verdadeiro sentido do natal e de nossas existências.





Vamos adicionando algumas aulas aqui aos poucos, mas gostaríamos de enfatizar que há muitas músicas que podemos trabalhar com crianças e jovens sobre o tema "Jesus". 
Seguem algumas delas...

Músicas
Mestre Jesus - Evangelizar é Amar - Cd1 e Cd Sou Criança
Sobre Jesus - Hércules Mota - Cd Portal
Era uma vez - Simplesmente Almas - Cd Eu sou Alma 
Governador do Planeta - Simplesmente Almas - Cd Eu sou Alma
Um Natal com Jesus - Moacyr Camargo - Álbum "Nos jardins da Terra azul"
Natal em Paz - César Tucci - Cd Cancioneiro espírita Vol 4.



Vídeos:



Nascimento de Jesus





Nos Passos do Mestre




- Jesus de Nazaré - filme completo:

https://www.youtube.com/watch?v=dPC_ONfXAZU



- Mestre Jesus: Evangelizar é amar - Sou criança 



- Era uma vez - Simplesmente Almas
https://www.youtube.com/watch?v=pi-pvc_ZHws



Dinâmicas:
- Procurar o mapa da região que Jesus nasceu e mostrar às crianças ou jovens os lugares (concretos) onde ele nasceu, onde morou, onde ficava o lago de Genezaré e outros pontos marcantes para ir contando a história de Jesus. Depois podem construir uma maquete para deixar à disposição das outras turmas para que elas também conheçam um pouco da vida e do local onde todos os fatos da vida de Jesus na Terra aconteceram.
(Fonte: Imagem retirada da Internet)

- Levar a música "Era uma Vez" (Já indicada acima), ouvir uma vez e depois entregar cópias aos evangelizandos. Separá-los em grupos e procurar as passagens referentes aqueles trechos no evangelho. Cada grupo depois expõe suas conclusões sobre a leitura e as compara com o que foi colocado na música. 

- (Para ensinar o que é revelação - as 3 revelações): 
*Uma mesa com diversos objetos no centro da sala ocultos por uma toalha. Um a um as crianças vão tateando os objetos e, em seguida, tentam desenhar o que estava escondido ali embaixo. Ao terminarem, o evangelizador lhes revelará cada objeto.
*Também pode escrever com giz de cera branco numa folha as palavras Moisés, Jesus e Kardec. Perguntar às crianças o que há naquele papel branco. Quando elas responderem que não veem nada, o evangelizador lhes traz tinta e pincel para pintarem toda a folha. Ao descobrirem as palavras, lhes dizer que essas 3 pessoas trouxeram à Terra algumas verdades que estavam ocultas, mas que existiram todo o tempo, como aquelas palavras. 

 - Pode-se também levar as crianças ao tempo em que Jesus era criança como qualquer uma delas. Forra-se o teto com tnt preto e colam-se nele algumas estrelas de papel (para mostrar o céu que eles iam durante a noite, sem iluminação de postes de hoje em dia). À noite eles também gostavam de olhar o céu e contar estrelas, imaginando histórias. 
Havia também brincadeiras de rua como "brincar com os animais (Jó 41.5), bolas de gude, uma forma de amarelinha, assobios, chocalhos feitos de cerâmica e pedrinhas , jogos de tabuleiro, propor enigmas e jogos de prendas.(Disponível em: http://teologiaegraca.blogspot.com.br/2008/12/jogos-e-brincadeiras-nos-tempos-bblicos.html). Pode-se ensinar algumas dessas brincadeiras às crianças e conversar com elas pra saber o que elas acham sobre a infância de Jesus e a delas, as diferenças, o que elas acham que ele fazia ou não fazia(respeito, companheirismo, amizades).

AULA BERÇÁRIO – NASCIMENTO DE JESUS
1 – Nascimento. Quem é Jesus?

1.     Canção de Boa tarde
Cumprimentar cada um

2     -  Hoje a gente vai conhecer a história do nascimento de Jesus, vocês lembram dele? Olha ele aqui (mostrar o boneco). Jesus era grande, quando nos ensinou muitas coisas lindas sobre o amor e sobre Deus, mas ele precisou nascer pequenininho igual a todos nós.
3   - A ________ é um bebezinho, o ________ tb, a _________ tb já foi um bebezinho... mas a gente vai crescer, crescer, crescer...e ficar grande que nem a mamãe, que nem o papai...
4.    Então... Vamos conhecer a história de Jesus?

Cantar Trecho “Conte mais” – cd sou criança, grupo evangelizar é amar:

“Vem que eu vou te contar
 histórias pra te encantar
Que tocam no fundo do seu coração...”

Bonecos: Maria, José, moço da pousada,
        Burrinho, vaquinha, carneiro, estrela, reis 3, pastores. Jesus bebê.

Hora da História: 
       Há muito muito tempo atrás existia uma mocinha chamada Maria(mostrar) e um rapaz, seu marido, chamado José...eles tinham que ir a uma outra cidade, como todas as pessoas que foram chamadas pelo rei pra ir a cidade onde nasceram. Só que a Maria estava grávida, é... tinha um bebezinho quase na hora de nascer na barriga de Maria. Mesmo assim, ela e José caminharam até essa outra cidade chamada Belém.

Quando vocês nasceram, como a mamãe foi pro hospital?
Será que ela foi andando ?
(fazer com os dedinhos como se eles estivessem andando)
Será que ela foi voando?
(abrir os braços como se fosse voar)
Será que ela foi nadando, igual aos patinhos
(bater a perninha como se estivesse nadando, mas pode ser pra frente mesmo)
Ou será que a mamãe foi de carro?
(fazer na frente uma espécie de volante invisível)

Ahhh a mamãe foi de...

Então... eles foram andando! E era um bocadinho longe! Só que muita gente tinha feito a mesma coisa e, quando eles chegaram lá,  precisavam arrumar um lugar pra ficar, mas... eles iam a uma pousada e batiam na porta TOC TOC TOC e o moço respondia :
- Quem é?
 José falava :
- moço, tem lugar pra mim e pra minha esposa nessa pousada?
O moço respondia: ihhh tá tudo cheio...

Eles iam a outra casa e TOC TOC TOC
E tudo se repetia...

Iam a mais uma casa e TOC TOC TOC
Não tem lugar para mais ninguém.

Vamos ajudar José e Maria a baterem na porta?
Vamos lá? TOC TOC TOC
Batendo na outra porta:
TOC TOC TOC

Nossa, como estava cansada a Maria!
Mas... José não desistia:
TOC  TOC TOC
Mais uma vez, crianças:
TOC TOC TOC

Ahhh, mas como vocês ajudaram os dois a bater nas portinhas,
Conseguiram encontrar um moço bem legal que falou:
Olha, aqui atrás tem um lugarzinho
pequeno, não é um quarto,
Mas dá pra vcs descansarem.
Ficaram muito felizes José e Maria
 e lá se foram eles descansar na estrebaria.

No meio da noite, Maria teve o bebê
Era o menino Jesus!
Maria ficou muito feliz!
Maria era a mamãe de Jesus.


 E a sua mamãe?  E o seu papai?
Vamos dar um abraço neles, porque também ficaram muito felizes porque você nasceu?!

Dentro da estrebaria ainda tinha um burrinho, uma vaquinha e um carneirinho.
Os bichinhos ficaram muito felizes quando Jesus nasceu.

Um bom espírito, cheio de luz,
parecendo uma estrela,
Brilhou acima daquele lugar simples
indicando que ali estava a pessoa mais importante da Terra.

Olhem, assim que começou o natal! Foi o nascimento de Jesus!
E alguns dias depois apareceram algumas pessoas pra deixar presentes pra Jesus porque eles tinham sido avisados por outros espíritos que aquele bebezinho ali era muito importante pro mundo todo!

VAMOS CANTAR? (Música tia Wilma e tio Wilson)
Você sabe quem viu Jesus nascer?(repetir)
Foi a vaquinha mumumumu
E o burrinho ió ió
O carneirinho bebebebé
E o galinho cocococó
E uma estrela no céu surgiu também
e brilhou e brilhou lá em Belém.

Viram que lindo o nascimento de Jesus?
Agora vamos fazer a estrelinha brilhar?
Cada um vai colocar o dedinho aqui na tinta e colocar no meio da estrelinha pra ela brilhar cada vez mais forte e mostrar pra todo mundo que Jesus nasceu!

- Levar estrelinha de Eva e tinta cola dourada
- levar toalha
- álcool ok
- Colocar as estrelinhas no vidro da janela ou parede pra enfeitar

* * *

Se você tem alguma dinâmica ou conhece alguma música ou vídeo sobre esse tema, conte pra gente (aqui nos comentários ou em nosso perfil no facebook: https://www.facebook.com/petalassemeandocomjesus/)!
Ficaremos muito felizes e gratas por podermos ajudar, juntos, outros evangelizadores que irão trabalhar o tema. 
Grande abraço!!
E Feliz Natal! 

                                                  (Fonte: Imagem retirada da internet)






Nenhum comentário:

Postar um comentário