Durante o ano de 2016, o tema
da Evangelização da nossa Casa Espírita foi "Família" e queríamos dar
uma ideia do planejamento que se organiza em torno do nosso retorno à Terra no
berço familiar.
Baseados no livro de Miriam
Dusi, A Grande Viagem, resolvemos fazer uma apresentação de itens necessários à
grande viagem que fazemos ao reencarnarmos.
Criamos um labirinto de TNT no
salão e, em cada volta, encontramos cada um desses objetos e um espaço para realizar as dinâmicas. Um evangelizador
ficará responsável por executar as dinâmicas com seu grupo de crianças. No
centro do Labirinto encontraremos os pais que estarão como que recebendo essas
crianças na Terra, como fizeram na verdade cada uma dessas pessoas.
Todos
os evangelizadores deveriam ir de blusa branca, pois seriam os protetores espirituais
das crianças (que seriam o “Beto” da história original).
Todos foram recebidos na área de lanches com música e sem cadeiras, para reencontrar tias e coleguinhas e cantar um pouco.
Em
determinado momento a música abaixa e 1 pessoa vestida de branco se apresenta
como protetora espiritual, assim como os outros protetores que estarão espalhados
pelo lugar, mais próximos das crianças.
( Bem vindos à nossa colônia! Vocês notaram que estamos
em festa? As árvores estão mais enfeitadas, o canto dos passarinhos mais alegre
por vocês estarem aqui!! Estamos todos muito felizes! Mas eu e os outros
protetores espirituais que estão entre vocês estamos aqui para dar uma notícia!
Eles irão conversar um pouquinho mais sentadinhos aí. Escolham a tia ou tio que
estiverem mais próximos de você e sentem-se que ela/ele vai lhe explicar
tudinho!)
Todos
os evangelizadores estarão espalhados entre as crianças e sentarão no chão na hora
com elas pra conversar um pouco:
“Eu sou seu protetor espiritual. Você sabia que
todos nós temos um? Hoje nós iremos começar nossa preparação para fazer uma
grande viagem... é uma viagem de aprendizado! Será muito legal! Nós ainda
estamos no plano espiritual, mas logo logo regressaremos à terra,e precisamos
nos preparar corretamente pra essa viagem. O que precisamos pra viajar? (
Resposta esperada: mala e bagagem). Então vamos preparar a bagagem de vocês?
Aqui cada um tem uma malinha (entregar a mala pra eles, feita de envelope pardo
e uma alça de cartolina). Reparem que já tem um objeto aqui pendurado... a
chave da paciência! Sabem por que precisamos dela? (Esperar respostas).
Do que mais
precisamos numa viagem? Vamos descobrir quais objetos levaremos?”
Enquanto
isso o protetor destaca grupo por grupo pra
ir subindo/ entrando no labirinto e descobrir os outros itens necessários à viagem.
Então cada criança recebe uma malinha em papel
e vai sair com o protetor (um grupo de cada vez)
para descobrir os objetos necessários a essa viagem.
Cada
protetor sobe com seu grupinho as escadas e entra no salão (que terá uma
cortina de papel na porta escrito ‘planejamento reencarnatório’), encontrando
um labirinto e alguns desenhos de objetos (um grande e um envelope com vários
pequenos iguais) pregados nas paredes. O protetor diz que eles descobrirão por que
deverão levar aqueles objetos nessa viagem. Passar com eles por todos os
objetos.
LABIRINTO: DINÂMICAS
*A CHAVE DA PACIÊNCIA
Irá
amarrada na malinha por ser a chave que conseguirá nos levar a adquirir todos
os outros objetos. Muita calma e paciência.
*Os ÓCULOS DA
JUSTIÇA
Estará
grudada na parede uma figura tampada por um tnt . Essa figura mostra uma ilusão
de ótica. O TNT será levantado rapidamente e abaixado. Ficando a figura apenas
alguns segundos destampada. O protetor pergunta o que viram. Ouvir as crianças
e só depois destampar para que eles a vejam com tranquilidade. Dizer que só se
enxerga bem alguma coisa se olharmos direito pra ela e com os óculos as pessoas
enxergam melhor quando precisam. Para sermos justos devemos observar bem as
coisas e as pessoas à nossa volta.
*O
ESPELHO DA CONSCIÊNCIA
Colocar
várias figuras de pessoas fazendo coisas certas e erradas e perguntar
a elas o que acham daquelas fotos. Quais são corretas e como sabemos disso. O
espelho da consciência irá nos mostrar como devemos agir em determinadas
situações. Nossa consciência nos acusa quando olhamos no espelho (se fizemos
algo errado, não conseguimos nos olhar por muito tempo)
*A LANTERNA DA VERDADE
*A LANTERNA DA VERDADE
Material:
uma caixa preta com o interior preto tem uma pequena abertura na frente e
dentro está a figura de Jesus.
O
evangelizador pede pra criança olhar dentro do buraco. Ela não consegue ver
muita coisa; pedir às outras crianças pra fazerem o mesmo. Depois eles terão a
ajuda de uma lanterna e dirão o que veem. Perguntar:
Quem
é? .... O que ele nos ensinou? ....
Ouvir
as crianças.
Finalizar
a conversa dizendo que Jesus é a luz da verdade.
*A BÚSSOLA DO BEM
Vocês
sabem que existem pessoas que fazem trilhas, entram em florestas, montanhas e
diversos lugares diferentes que não têm placa indicando para onde vamos...
Sabem o que elas usam pra saber qual o caminho certo?
Isso
mesmo, a bússola. É um instrumento que nos mostra a direção e podemos chegar
aonde quisermos com ela. Assim é o bem. Como uma bússola pra nos guiar pelos
caminhos certos. O que é fazer o bem?
Conversar
um pouquinho.
*O
RELÓGIO DA DISCIPLINA
O
que é disciplina? Por que preciso ter disciplina na minha mala?
O
que o relógio tem a ver com a disciplina?
Perguntar
a elas e ouvir as respostas. Se precisar, completar o pensamento.
*O CAPACETE DA ESPERANÇA
Vamos
colocar o capacete da esperança? (Um capacete de bicicleta ou de moto)
Quem
sabe o que é esperança?
Conversar
com elas.
*A CAPA DA CORAGEM
O
lugar terá uma capa de TNT.
O que é coragem?
Cada
criança escreverá na capa (canetinha) o que ela acha que é preciso/necessário
para ter coragem. (Quem não souber escrever, desenha).
*O GUARDA-CHUVA DA
BONDADE
Haverá dois guarda-chuvas fechados com muitos
corações pendurados na parte de dentro.
Perguntar as crianças pra que serve um
guarda-chuva. E por que elas acham que ele tem esse nome: guarda chuva da bondade.
Ouvir
Quem gostaria de abrir esse guarda chuva pra ver
como seria o guarda chuva da bondade? Assim que alguém abrir, perguntar
novamente por que elas acham que ele tem esse nome.
Os corações representam o amor que cada pessoa tem
de ter para fazerem atos de bondade; estes atos formam uma corrente de mais
amor, que nos protegem de algumas coisas ruins que poderiam acontecer conosco e
também da chuva de egoísmo que de vez em quando acontece na gente.
*A FITA DA
FRATERNIDADE
Faz-se um círculo pequeno
e o monitor joga um rolo de fita (ou barbante) pra uma criança, que terá de
jogar pra outra e assim até todos segurarem o barbante. O que aconteceu? Essa
fita mostra que estamos todos conectados e por isso devemos nos tratar como irmãos,
porque estamos ligados por sermos filhos de Deus!
*A LUVA DA CARIDADE
Material:
Esse item terá uma folha de papel cenário no qual nós vamos desenhar a mão de
algumas crianças (canetinha) e pedir que as outras falem algo bom de se fazer
com as mãos.
Escolher
2 crianças de cada grupo pra fazer o desenho. Todas podem responder a pergunta. Depois falar: O que é caridade? Deixar que
falem.
*O CANTIL DA
ALEGRIA
Perguntar
às crianças o que as deixa mais alegres.
E o que as deixa tristes?
Por que precisamos ser alegres?
Deixá-las
falar e depois dizer que a alegria deixa a vida mais fácil e que precisamos de
alegria como precisamos de água para sobreviver. Ninguém fica sem água. Se
ficar, adoece e até morre. Se ficarmos sem alegria também adoecemos.
*A
LUPA DO AMOR
Colocar
algumas figuras de pessoas fazendo coisas erradas e em cima do coração da
pessoa um coraçãozinho com alguma coisa boa dentro. Se pudermos arrumar uma
lupa para permitir que os desenhinhos dentro do coração sejam ampliados e
podermos ver que todos têm amor no coração, apenas precisamos enxergar direito
e a lupa nos permite enxergar mesmo as pequenas coisas. Por isso precisamos da
lupa do amor, para vermos com mais clareza o amor que está presente em todos os
seres.
*A
LUNETA DA HUMILDADE
Construir
uma luneta de papel e colocar uma figura de estrelas no céu de noite...
Deixar
que elas vejam o que tem lá dentro.
Pra
que serve a luneta? Pra observarmos o céu de maneira mais ampla; vermos mais
coisas e o quanto o universo é grande. Deus permitiu que víssemos que somos
pequenos diante da imensidão da sua criação e que não devemos achar que somos
os maiorais em relação às outras pessoas. Olhando o universo com a luneta...
vemos como somos pequenos.
*A
BANDEIRA DA PAZ
Recortar
3 “pés” que formarão um caminho até chegar na bandeira. Cada passo deverá ser
avançado se a pessoa responder 3 perguntas (juntamente com a equipe) que
levarão a ela (1 representante do grupo):
-
Um colega pega seus materiais sem pedir na escola. O que você faz?(briga com
ele e pega de volta ou pede educadamente que lhe devolva por estar precisando?)
-
Você ganha um chocolate de um amigo, mas tem dois outros que viram você ganhar
esse chocolate. O que você faz? (come em casa sozinho ou divide com seus
amigos)
-
você está na praia e passa o carrinho de picolé. Você só tem dinheiro pra um
picolé e está com seu melhor amigo. O que você faz? (divide com ele ou come
sozinho?)
A
bandeira da paz é conseguida aos pouquinhos com pequenos passos que damos.
Começamos a construir a paz por nossas atitudes.
Chegamos
ao final de nossa preparação...
Agora
vocês estão prontos para essa viagem. Todos esses objetos estarão bem guardados
nos seus corações e vocês os terão sempre à sua disposição. É só saber usar.
Vamos
ver quem está nos esperando depois dessa cortina?
Encontrar
os pais e responsáveis no centro do labirinto e lhes dar um abraço. Sentar com eles e contar tudo o
que viram enquanto esperam os outros grupos terminarem o labirinto. Os
responsáveis colocam o nome na malinha dos filhos com canetinha e ganham os
nomes dos objetos para poderem conversar com as crianças.
Assim
que todos terminarem, fazer um círculo e tocar a música “Sou criança”, do grupo
Evangelizar é Amar, ouvindo e prestando atenção à letra.
Círculo
de dentro – Crianças.
Círculo
de fora – pais e evangelizadores
A coordenadora do DIJ diz aos pais:
A coordenadora do DIJ diz aos pais:
Somos
os protetores e responsáveis por essas crianças; Precisamos e vamos fazer todo o
esforço possível para fazê-las se desenvolver
e crescer como homens de bem.
E faremos a prece com todos, pais, evangelizadores e crianças de mãos dadas.
E faremos a prece com todos, pais, evangelizadores e crianças de mãos dadas.
que lindeza. amei
ResponderExcluirObrigada!
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