E
quando você precisa conversar com crianças e jovens sobre Bullying...
Que músicas, vídeos e dinâmicas pode utilizar na evangelização?
Vamos conferir algumas sugestões?
Vamos conferir algumas sugestões?
Bullying, segundo definição de dicionários, é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying
tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.
Não acontece apenas com
crianças na escola. Acontece também quando há a falta de respeito com o
próximo. Também ocorre quando, por brincadeira, resolvemos chamar um amigo por
um apelido do qual ele não gosta, mas insistimos em nomeá-lo assim. Em todas as
ocasiões em que desrespeitamos nosso próximo estamos, de certa forma, cometendo
um ato de bullying.
Podemos encontrar embasamento doutrinário para trabalhar com a ideia de respeito ao próximo:
- Evangelho segundo o Espiritismo,Capítulo XI: Amar o próximo como a si mesmo.
Itens 2,4,8,9,10,12 e 14
- O Livro dos Espíritos: pergunta 647.
Podemos encontrar embasamento doutrinário para trabalhar com a ideia de respeito ao próximo:
- Evangelho segundo o Espiritismo,Capítulo XI: Amar o próximo como a si mesmo.
Itens 2,4,8,9,10,12 e 14
- O Livro dos Espíritos: pergunta 647.
AULAS:
1a aula
Respeito
às diferenças:
às
crianças, idosos, preconceito de raça, classe, gênero ...
Decoração da sala:
Cortina de crepom na porta
Máscaras iguais (1 para cada)
Figuras de pessoas diferentes (raças, classes, problemas
físicos e idades pregadas nas paredes.)
Vários livros que mostrem as diferenças entre pessoas.
1º momento:
As crianças param na porta e é explicado que elas vão entrar
num mundo diferente do que estão acostumadas e que como qualquer lugar tem
regras.
Ao passar pela porta, há uma evangelizadora colocando a
máscara em cada criança.
Elas irão observar as paredes com muitas figuras e frases
(personalidades com frases sobre o respeito às diferenças).
Depois escolher 1 pessoa e dizer que a partir de agora todo
mundo vai ser ‘fulano’, terá o mesmo
nome e gostará das mesmas coisas que ele. Fazer a brincadeira ‘seu mestre
mandou’.
Depois sentar com elas no chão e tirar as máscaras.
Conversar: como elas acham que seria um mundo assim?
Quem anda
de ônibus? Como reagem se estiverem no ônibus e sentar ao lado uma velhinha? Ou
uma pessoa suja? Ou uma pessoa de outra cor?
2º momento:
Conversar
sobre o que elas acham de tratar as pessoas com diferença? O que elas acham
sobre menosprezar pessoas diferentes delas?
Organizar
um miniteatro com eles de alguma situação que tenham visto ou vivido ilustrando
essa situação.
2 pessoas com celular para filmar (entre as
próprias crianças deve ter alguém com um).
É o
momento de eles lidarem com essa situação.
Como reagir? O que eu faço? Como
tratá-los?
Conversar e finalizar a aula com as conclusões das crianças.
Conversar e finalizar a aula com as conclusões das crianças.
2ª AULA
Material utilizado: 1 mala; Tiras de papel em branco grudadas
pelas paredes; Pote de canetinhas; Fita crepe; Roupas que representem religiões
diferentes (De umbanda; Evangélico; de padre; muçulmano)
Música “Somos diferentes”, do Cd sou criança. Cadeiras mais
espaçadas à frente, em forma de meia lua.
Desenvolvimento:
Entra um evangelizador com uma mala com algumas palavras
grudadas nela (amor, fé, caridade, paciência e humildade).
Cumprimenta a todos, diz que estão finalizando o módulo a
respeito das bagagens que trazemos a cada encarnação. Diz que estão faltando
algumas bagagens que poderiam também fazer parte da nossa mala. Convida a todos
(pais ajudando os filhos) para ajudar a colocar novas bagagens naquela mala que
devemos trazer em nosso coração para fazer essa viagem.
Diz que podem pegar os papéis em branco espalhados nas paredes
e a canetinha para poderem escrever. (uns 5 min) – cada pai e filho pega os
papéis, escreve e se aproxima grudando na mala e lendo na hora.
Assim que todos acabarem, a evangelizadora comenta um pouco
sobre a alegria de todos a terem ajudado a recolher mais bagagens para levar na
reencarnação.
E pergunta: Vocês acham que conseguimos todas as bagagens
necessárias pra essa viagem pra reencarnar na Terra?
Nesse momento entram alguns dos evangelizadores vestidos com
roupas de pessoas de outras religiões.
A evangelizadora com a mala perde a cabeça:
- Ei, (chama a atenção deles)! Um momento...Aonde vcs estão
indo? Não pode entrar assim não... o que vocês estão fazendo aqui. Isso aqui é
uma casa espírita. Não pode ficar entrando qualquer um não...
As pessoas param na porta.
Uma evangelizadora ao lado dela, lhe chama a atenção...
- Oi? Calma aí! Por que
não podem? Você já perguntou o que eles vieram fazer aqui? Por que não
pergunta?
E ela, chegando mais
próximo a eles, fala:
- Me desculpem a grosseria. O que vocês vieram fazer aqui?
Um deles fala:
- Viemos porque ouvimos dizer que você estava reunindo
bagagens para levar no coração ao nascermos na Terra. Viemos lhe trazer uma
muito importante que muita gente ainda se esquece de levar.
Eles lhe entregam um papel grande fechado onde está escrito :
Respeito.
A evangelizadora pede ajuda a uma das crianças para abrir o
papel. Ela abre e lê.
A evangelizadora se arrepende, pede desculpas e todos se
abraçam.
Depois pede às crianças e aos pais que falem no microfone o
que significa respeito.
(ouvir o que eles têm a dizer)
(Perguntamos também o que os convidados de ‘outras religiões’
têm a dizer.)
E completar:
- ahhh que coisa boa aprender novas bagagens!
E já que vocês sabem tanto sobre respeito merecem um prêmio.
E tira uma sacola de pirulito da mala.
- vocês podem vir aqui pra ganhar o prêmio?
Depois que se formar a confusão de todo mundo indo lá na
frente, pedir a atenção de todos:
- ahhh! Mas eu acho que também tem de ter respeito aqui, né? Cadê
o respeito com os colegas? Cadê o respeito com as tias? O que a gente precisa
fazer agora? ( eles vão falar em fila, em colocar os mais novos na frente... e
distribuir o pirulito)
Para os pais agora:
- que tipo de respeito devemos ter em nossa vida?
(ouvir)
Então, pra gente finalizar, que tal aprender uma música que
fala sobre isso?
Dar as instruções em círculo
Quando falar tal frase, o que fazer?
Entre na roda - Dar um passo
pra frente na roda,
Dê meia volta – Dar um passo atrás
E venha brincar – novamente
um passo à frente.
E o que importa é respeitar –
abraçar o amigo que está ao lado.
Dance, balance – dance como
você quiser;
Tente, invente; faça
diferente – fazer alguma coisa diferente (careta, ficar pulando, fazer o que se
quer fazer)
E venha brincar com a gente -
voltar pra roda e dançar.
E aí, gostaram?
Vamos respeitar os colegas, os tios e todas as pessoas que
conhecemos?
Então dê um abraço nos seus amigos agora!
-Fazemos a prece para agradecer esses momentos.
3a Aula
4a Aula
Sugestão de um amigo do blog (de SP):
Filmes
(Valeu pelas sugestões, Dani!)
Bullying - Provocações Sem Limites
Jogo das
diferenças
1
Quem gosta de dançar?
2
Quem gosta de cantar?
3
Quem sabe ler?
4
Quem gosta de
matemática?
5
Quem gosta de maçã?
6
Quem gosta de banana?
7
Quem tem um irmão
gêmeo?
As tias vão marcando a direção lá na frente dos passos a serem
dados ou marcamos com uma fita adesiva.
Cada um sabe do que gosta e ninguém é igual a ninguém. Nem os
gêmeos.
Então... Precisamos aprender a respeitar as diferenças, os
gostos de cada um. Precisamos aprender que todos nós somos únicos e especiais,
independente de nossas preferências, independente daquilo que sabemos. Somos
todos importantes.
Por isso vamos assistir 2 vídeos que cantam essa alegria de
sermos todos diferentes.
Passar: Algo Especial – Jr Vidal, e Somos diferentes –
Evangelizar é amar. Conversar com eles sobre o que eles viram nos vídeos e sobre o que veem no dia a dia na escola, nas brincadeiras com os amigos etc.
4a Aula
Sugestão de um amigo do blog (de SP):
Dinâmica/aula
para qualquer idade:
Dia
da culinária. Levar itens para fazer um chocolate quente, levar copos e canecas
todas diferentes: pequenas, grandes, fininhas, bojudas, com desenhos, transparentes,
coloridas, preto, de alumínio, material plástico e porcelanas; enfim, a ideia é
que juntos, cada um escolheria o copo que achava mais bonito ou que se
identificasse mais (aqui os jovens e adultos), fazendo comentário rápido por
que escolheu esse ou aquele e vamos todos juntos fazer o chocolate... Uns colocam
o leite morno (levar em garrafa térmica), outros o açúcar, outros o chocolate
em pó... elementos que juntos se tornam uma coisa só - assim faz Deus, junta
elementos diferentes, que se tornam uma coisa única - e servimos para todos em
seus copos diferentes -Deus coloca a mesma essência, em corpos diferentes, iguais
por dentro, diferentes por fora...
Todos
temos coração? Qual a cor do sangue de vocês? Todos respiram o mesmo ar??
Precisam de água???
Dai é só desenvolver, diferenças, preconceitos, amor ao seu "copo" escolhido por Deus, amor ao seu "chocolate", essência divina que deu um trabalhão para fazer cada um com sua divindade única....
Obrigada, Amigo(a)! Dai é só desenvolver, diferenças, preconceitos, amor ao seu "copo" escolhido por Deus, amor ao seu "chocolate", essência divina que deu um trabalhão para fazer cada um com sua divindade única....
* * *
Filmes
(Valeu pelas sugestões, Dani!)
Bullying - Provocações Sem Limites
Meu nome é Khan
Um grito de socorro
Powder - Energia pura
Vídeos
- LG do Bem – Respeito (Valeu a Sugestão, Thiago Brito!!)
https://www.youtube.com/watch?v=ZUp7kkKG_M8&feature=youtu.be
- Bullying ou brincadeira - Galera espírita
https://www.youtube.com/watch?v=ZUp7kkKG_M8&feature=youtu.be
- Bullying ou brincadeira - Galera espírita
- Pixar Festa nas Nuvens -
Reflexão sobre diferença
- Vídeo da música “Somos
diferentes” – Evangelizar é amar ‘Sou criança’
Músicas
Infantil:
Somos diferentes –
Evangelizar é amar – cd Sou criança
Algo especial – Junior
Vidal – Cd Onde mora o coração e Pirlimpimpim
Jovens e adultos:
Juntos somos mais –
Simplesmente Almas – Cd Juntos somos mais.
Certo ou errado –
Simplesmente almas – cd Juntos somos mais
Livros
- E eu com isso?
- E eu com isso?
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Um monte de evangelizadores agradecerá
muito a sua ajuda!!
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Abração!
Boa noite... Parabéns pelas sugestões acima,
ResponderExcluirFiz uma dinâmica/aula para qq idade
Dia da culinaria, levamos todos os itens para fazer um chocolate quente, aqui em Sampa tem epocas muito frio...pois bem, levamos copos e canecas todas diferentes, pequenas, grandes, fininhas, bojudas, com desenhos, transparentes, coloridas, preto, de aluminio, materia plasticos e porcelanas, enfim, a ideia eh juntos, cada um escolhe o copo q acha mais bonito ou q se identifica mais(aqui os jovens e adultos) faz comentario rapido por que escolheu esse ou aquele...e vamos todos juntos fazer o chocolate...uns coloca o leite morno(levar em garrafa termica), outros o acucar, autros o chocolate em po....elementos que juntos----assim faz Deus, junta elementos diferentes, que se torna uma coisa unica...e servimos para todos em seus copos diferentes------Deus coloca a mesma essencia, em corpos diferentes -----iguais por dentro, diferentes por fora...
Todos temos coracao?qual a cor do sangue de vcs? Todos respiram o mesmo ar??precisam de agua???
Dai eeh so desenvolver, diferencas, preconceitos, amor ao seu "copo" escolhido por Deus...amor ao seu "chocolate" essencia divina q deu um trabalhao para fazer cada um com sua divindade unica....
Espero ter contribuido, fiz em salas de EAE, nos jovens, no intermediario e os pequeninos...
Gratidao Namaste
Que lindo!!! Muito obrigada pela sugestão! Vamos adicionar aqui! Desculpe a demora na resposta! De vez em quando a gente dá uma sumida com tanta atividade, mas a gente sempre volta!
ExcluirMuito obrigada!
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